Ao longo da vida, a mulher costuma sofrer com diversos problemas de pele, no entanto, eles não acabam com a chegada da menopausa.

Durante o primeiro ciclo menstrual e início da adolescência, o que mais acomete as jovens são as espinhas e acnes, devido à sua mudança hormonal. Porém, com a interrupção da menstruação na menopausa, alguns hormônios deixam de ser produzidos, dentre eles o estrogênio e progesterona.

Quer saber quais problemas de pele essa diminuição é capaz de causar? Então leia este post até o final.

Aqui você irá descobrir quais são os tipos mais comuns e se há formas de evitar sua incidência. Confira!

Saiba quais são os principais problemas de pele na menopausa

Nesta fase da vida, a mulher para de menstruar, pois passa a não ovular mais, fazendo com que sérias alterações hormonais aconteçam.

Uma delas é a diminuição no nível de estrogênio e progesterona, fazendo com que o mesmo aconteça às fibras de elastina e colágeno. Sua ocorrência normalmente tem início durante a fase anterior, chamada de pré-menopausa, em que algumas alterações já podem ser notadas, as quais costumam se agravar na próxima etapa da vida.

Alguns problemas de pele que você pode ter durante a menopausa

Pele seca

Na pre-menopausa e na menopausa, a capacidade de regeneração da pele diminui devido ao calo de estrogênio.

Portanto, como as células da pele não se regeneram rapidamente, o resultado é uma pele seca, com aparecimento de rugas.

 Diminuição da espessura da pele

Uma das causas é a diminuição no nível de estrogênio e progesterona, fazendo com que o mesmo aconteça às fibras de elastina e colágeno.

Em geral, a diminuição nos níveis de colágeno se dá em cerca de 2% ao ano, porém este processo pode se tornar mais rápido, dependendo dos hábitos de vida da mulher

Isso pode gerar problemas como aumento da flacidez, perda de tônus e elasticidade, além de fazer com que a pele fique mais ressecada e fina.

Flacidez

No pré-menopausa e na menopausa, a capacidade de regeneração da pele diminui devido ao calo dos estrogênios.

O estrogênio ajuda a distribuir a gordura nos lugares certos no corpo na mesma quantidade.  O rosto é uma das áreas mais afetadas do corpo há uma redução da gordura, o que faz com que as bochechas caiam, reduzindo a aparência de jovialidade.

Acne rosácea

A rosácea é uma doença inflamatória crônica generalizada que envolve principalmente a pele do rosto, ocasionalmente o corpo e a área dos olhos. “As mulheres com rosácea geralmente apresentam pústulas semelhantes a acne, vasos sanguíneos dilatados e comichão nos olhos ​”.

A causa específica não é conhecida. As primeiras manifestações podem surgir após os trinta anos e aumentar a frequência durante a menopausa.

A acne rosácea é difícil de curar; existem tratamentos para minimizar o problema, como a administração de antibióticos, terapias a laser ou luz pulsada.

Pele oleosa

Na menopausa os principais hormonios femininos diminuem e os andrógenos aumentam porque, a deficiência de progesterona e estrogênio não é mais capaz de controlá-los de forma adequada.

As consequências na região da face, o principal é um aumento na oleosidade, com grande propensão aepisódios de acne, além do aparecimento de pelos mais espessos no queixo ou laterais do rosto.

Além disso, durante a menopausa, 50% das mulheres sofrem de hipotireoidismo que também contribui para a produção excessiva de sebo, a pele é espessa e oleosa, ou com aparecimento de vitiligo, acne e uma cor que não é mais acinzentada ou amarelada.

Alguns dos fatores que podem agravar problemas de pele na menopausa

  • exposição aníveis de poluição;
  • consumo de bebidas alcoólicas ou de tabaco;
  • má alimentação;
  • exposição solar excessiva;
  • incidência de infecções;
  • metabolismo desregulado;
  • níveis hormonais desregulados;
  • herança genética.

O que fazer para melhorar esses problemas?

Alguns procedimentos bastante simples podem fazer com que diversos problemas como os mencionados sejam reduzidos. Saiba que manter a pele sempre protegida e hidratada é um dos principais passos para a saúde do maior órgão de nosso corpo.

Tenha em mente que a radiação do sol é uma das maiores vilãs do envelhecimento da pele. Assim, utilizar protetor solar com fator de proteção adequada para o tipo de pele, pelo menos, é uma recomendação. Mas é preciso que ele seja reaplicado ao longo do dia, a fim de se fazer mais eficiente.
Além disso, manter um estilo de vida saudável é fundamental para reduzir as chances de ocorrência destes problemas.

Procure incorporar os seguintes itens, fatores ou atividades em sua rotina:

  • praticar atividades físicas regulares e de qualidade;não fumar;
  • montar um cardápio com diversas proteínas magras, fibras e ômega 3;
  • evitar a ingestão de açúcares refinados.

Isso poderá fazer com que se ganhe em renovação do tônus da pele e que se evite a perda excessiva de colágeno.

Agora, quanto ao ressecamento, a melhor dica é não tomar banho com água em temperatura muito quente, além de aplicar hidratante corporal com frequência.

Para proteger seu rosto, você pode também apostar nos cremes com boa nutrição e que forneçam tratamento anti-idade.

É importante ter um cuidados especiais com a sua pele durante as mudanças das estações. Confie nesses artigos

Link: Cuidados para pele madura no inverno

E quanto aos procedimentos estéticos?

Existem diversos procedimentos estéticos, feitos com grande frequência, que podem contribuir muito para a renovação da pele durante o período da menopausa.

No entanto, os melhores resultados são aqueles em que se combina essa alternativa com as mencionadas no tópico anterior, a fim de se obter beleza e saúde, simultaneamente.

Alguns dos procedimentos mais comuns para diminuir o impacto da menopausa na pele feminina são:

  • preenchimentos feitos com ácido hialurônico;
  • laser de CO2;
  • tratamento à base de luz pulsada;
  • peelings;
  • aplicação de botox;
  • radiofrequência ou ultrassom microfocado.

Porém, mesmo que se tenha bons resultados com esses procedimentos, é preciso que se procure especialistas no assunto.

Além disso, os profissionais capacitados poderão fazer as indicações dos tratamentos mais adequados, de acordo com suas necessidades, problemas e tipo de pele.

Então, procure referências, faça pesquisas e somente realize o tratamento quando tiver certeza das qualificações do profissional, materiais utilizados e de resultados apresentados com qualidade.

Tenha em mente que, alguns procedimentos podem demorar certo tempo para perder o efeito. Portanto, não faça se ficar em dúvida.

No decorrer deste texto você pôde conhecer quais são os principais problemas de pele na menopausa e quais medidas podem ser tomadas a fim de evitá-los.

Você conferiu ainda quais procedimentos estéticos são feitos com maior frequência, para que bons resultados sejam oferecidos às mulheres.

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de enviar o seu comentário! 💛

Referências

Harvard Medical School, “Why your face ages and what you can do”, Updated: February 12, 2021

Published: September 2010, available at  https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/why-your-face-ages-and-what-you-can-do (accessed 03 March 2021).

Harvard Medical School, Rosacea can flare at menopause, Published: August 2020, available at https://www.health.harvard.edu/womens-health/rosacea-can-flare-at-menopause (accessed 03 March 2021).

British Thyroid Foundation “Thyroid and menopause” available at  https://www.btf-thyroid.org/thyroid-and-menopauseb(accessed (accessed 20 April 2020).