Durante a menopausa, muitas mulheres começam a passar por alguns problemas de saúde e, a fim de minimizar todos eles, passam a buscar uma atividade física para incluir em sua rotina.

No entanto, a grande dificuldade é encontrar aquela que mais se adeque à sua condição de vida e também ao seu tipo de gosto.

No decorrer deste post você irá encontrar algumas dicas de atividades físicas para escolher e ter corpo e mente mais saudáveis na menopausa. Então se você está na meia-idade, continue lendo este post e descubra mais sobre essas e outras informações!

Com que frequência as mulheres devem malhar na menopausa?

O treinamento excessivo é sempre prejudicial porque estressa o corpo e o cérebro. Pode aumentar alguns sintomas da menopausa, como alterações de humor, irritabilidade, insônia, fadiga crônica.

Em geral, as mulheres que iniciam uma rotina de exercícios desde muito cedo costumam ter mais disposição para manter suas atividades durante a meia-idade.

Mas esta pode ser ainda uma boa oportunidade para que se analise o programa e defina algo que seja capaz de proporcionar o que precisa naquele momento.

E o mesmo vale para quem ainda não possui uma rotina ativa de prática de exercícios físicos.

É muito recomendado que, durante esta etapa da vida, se faça uma mescla de programas voltados para o fortalecimento muscular e também para a melhora do sistema cardiorrespiratório.

Outro grande benefício em aplicar treinos variados é que, por meio da necessidade de sempre aprender algo novo, nosso cérebro passa a ser ainda mais estimulado.

Qual é a melhor atividade física na menopausa?

Depois de obter estas informações iniciais sobre a prática de atividades físicas para mulheres na menopausa, é o momento de escolher quais modalidades podem ser mais agradáveis para seu gosto.

Veja algumas opções nos próximos tópicos.

Cardiorrespiratório

Atividades que trabalham o sistema cardiorrespiratório, ou seja, as chamadas aeróbicas podem ser as mais indicadas para a queima de gordura e também para proteger a massa óssea.

Dentre elas, o destaque vai para a prática de corrida ou caminhada, mas aulas de ginástica fornecidas em academias também podem cumprir muito bem essa função.

Se você gosta de mais agito durante sua prática, optar por aulas de circuito ou pedaladas também pode ser uma boa pedida para trabalhar o sistema cardiorrespiratório.

Este tipo de atividade é muito importante e deve estar em seu programa, intercalado com outras modalidades.

Yoga

A ioga é muito indicada para todas as mulheres que buscam alinhar a prática de exercícios com fortalecimento muscular e ganho de flexibilidade com o relaxamento e bem-estar.

E esta prática milenar pode oferecer diversos benefícios, conforme os descritos na lista a seguir:

  • melhora a qualidade de vida e proporciona bem-estar às praticantes;
  • traz mais equilíbrio emocional, serenidade e paz interior;
  • reduz problemas como insônia e depressão;
  • ativa a circulação sanguínea;
  • corrige a postura e melhora a incidência de dores nas costas;
  • traz mais energia para corpo e mente.

Musculação

Agora, se você deseja trabalhar seu sistema cardiorrespiratório, mas também manter o corpo sarado, com músculos fortalecidos e bem definidos, o ideal é intercalar sua prática de exercícios aeróbicos com musculação.

Essa rotina pode fazer com que você aumente também sua massa óssea, o que pode ser muito importante para prevenir problemas futuros de osteoporose. “Para treinar a força de uma mulher de meia-idade, é preciso construir uma rotina que acrescente resistência à sua atividade física algumas vezes na semana”.

Além disso, por meio dela é possível reduzir problemas relacionados adores nas costas, afinal em alguns casos, sua relação pode estar com a falta de fortalecimento muscular.

Pilates

Na mesma linha da ioga, ou seja, para conseguir maior relaxamento e bem-estar, é possível colocar em prática o pilates.

No entanto, seus benefícios vão além destes já citados. O pilates também contribui para uma melhor postura, previne determinadas lesões, fortalece e modela o corpo e muito mais!

Atividades na água

Ao contrário do que muitos acreditam, atividades aquáticas, como hidroginástica e natação, não se enquadram em atividades de baixa intensidade por ser possível obter mais leveza durante os movimentos.

Na realidade a natação é excelente para quem procura melhorar o condicionamento físico, podendo ter um ritmo determinado pelo professor, de acordo com seus objetivos.

Outras opções como hidroginástica e corrida/pedalada na água também são muito recomendadas, principalmente para quem precisa de um exercício mais intenso, porém que ofereça menor impacto.

A atividade física na água é ideal para pessoas convalescentes com excesso de peso.

Além disso, esse tipo de atividade física é ideal para mulheres na menopausa, pois elas desejam evitar atividades físicas que aumentem a temperatura corporal e outros benefícios listados abaixo.

Os benefícios da hidroginástica:

  • as costas são aliviadas de qualquer peso, movimentos bruscos são quase impossíveis de realizar e saltos sem danificar as articulações;
  • inchaço, inchaço;
  • reagiu à circulação sanguínea;
  • ajuda a combater a celulite;
  • queima gordura e calorias.

Como iniciar a atividade física durante a menopausa?

Se você já definiu quais atividades deseja incluir em sua rotina, saiba que o próximo passo é saber o que se precisa para começar verdadeiramente.

Veja as informações na lista a seguir:

  • realize uma avaliação médica;
  • comece praticando exercícios de maneira mais leve até que seu corpo vá se habituando à rotina;
  • aposte nas atividades com baixo impacto para começar;
  • dê preferência para atividades que deem prazer, evitando a desistência com o passar do tempo;
  • saiba respeitar seus limites;
  • conforme for verificando que a prática está se tornando mais fácil, aumente gradativamente a intensidade;
  • procure fazer um aquecimento antes do exercício e se alongar antes e depois da prática, para evitar dores e lesões.

No decorrer deste post você conferiu uma série de atividades físicas ideais para mulheres na meia-idade, que desejam melhorar sua saúde.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, não deixe de enviar seu comentário. E aproveite para dar sua sugestão de exercício!